Como planejar a estratégia de marketing digital do YouTube

Não importa o tamanho do seu canal, a estratégia de marketing do YouTube é uma parte crucial do crescimento do seu canal no YouTube.



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Com mais de 1,3 bilhão de inscritos, 300 horas de conteúdo de vídeo sendo enviado a cada minuto e quase 5 bilhões de vídeos assistidos todos os dias – seu canal pode parecer uma gota no oceano no YouTube!

Essa verificação de fatos pode ser desmotivadora; no entanto, isso não deve impedir seu zelo de impulsionar seu canal.



Com tantos espectadores no YouTube e tantos conteúdos de vídeo sendo assistidos diariamente, há espaço suficiente para que bons canais do YouTube como o seu tenham sucesso.

O importante é ter uma estratégia abrangente de marketing digital do YouTube para o seu canal.

Isso o ajudará a ser encontrado pelo seu público-alvo e a obter o máximo de exposição.

O que entendemos por estratégia?

Muitos criadores acreditam que o tráfego orgânico chega ao seu canal com “apenas” conteúdo de boa qualidade. É assim que seus vídeos são compartilhados e como você pode obter mais inscritos no YouTube e popularidade.

isto está longe de ser verdade. Isso é sorte. No entanto, muitos criadores do YouTube confundem isso com trabalho árduo e acabam perdendo a esperança quando isso não traz resultados.

Por outro lado, alguns criadores tendem a promover seu canal do YouTube sem pensar, optando por táticas baratas e se surpreendendo quando não produz quase nenhum resultado.

Uma boa estratégia de marketing digital do YouTube consiste em atrair tráfego orgânico, criando reconhecimento de seu canal e seu trabalho em várias plataformas de mídia social, ao mesmo tempo em que torna seu conteúdo amigável ao algoritmo do YouTube.

Mesmo criadores de conteúdo do YouTube bem estabelecidos investem em estratégias de marketing digital para crescer. De fato, muitos criadores consideram sua estratégia como um fator que contribui para seu sucesso.

Então, vamos mais longe para entender como criar uma estratégia de marketing digital bem-sucedida do YouTube para o seu canal.

Mantenha o algoritmo do YouTube feliz

Nenhuma quantidade de promoção do YouTube ajudará se seu canal e seus vídeos não atenderem aos critérios do algoritmo do YouTube para classificação orgânica. Seu primeiro passo sobre como fazer o marketing do YouTube é garantir que você não apenas atenda a todos os critérios necessários do algoritmo do YouTube, mas também permaneça atualizado com as novas alterações no algoritmo.

Veja o que você precisa fazer para otimizar seu canal e seus vídeos.

Dicas para seu canal

  • Complete sua biografia do YouTube informando o nome do seu canal, sobre a descrição, seu país de destino, quaisquer sites associados e links para seus perfis de mídia social.
  • Há uma seção chamada “Palavras-chave do canal” nas informações da sua conta. Você pode usar Planejador de palavras-chave do Google AdWords para verificar palavras-chave populares com base no seu nicho e adicioná-las aqui.
  • Para a página inicial do canal, adicione um banner personalizado de alta qualidade e crie um vídeo de introdução que será reproduzido sempre que alguém visitar seu canal.

Dicas para seus vídeos

  1. Para cada vídeo que você postar, certifique-se de que ele tenha um título e descrições cativantes com todas as palavras-chave necessárias incluídas. Além disso, certifique-se de otimizar as tags de forma eficaz.

  2. O título do seu vídeo deve ser atraente o suficiente para clicar e, ao mesmo tempo, dar ao espectador a ideia do que esperar de um vídeo. A descrição deve ter um resumo do vídeo, links ou informações importantes com base no conteúdo do vídeo e links para seus perfis de mídia social.

  3. O algoritmo do YouTube classifica os vídeos com definição HD mais alta, pois deseja fornecer aos espectadores uma experiência de visualização de qualidade. Portanto, certifique-se de investir em equipamentos de áudio e vídeo de alta qualidade.

  4. A miniatura para seus vídeos é altamente essencial. Certifique-se de escolher uma imagem altamente otimizada como uma miniatura que também forneça uma visão do seu vídeo.

  5. As anotações do YouTube são uma ótima maneira de aumentar seus rankings. Adicione as anotações necessárias no vídeo sempre que possível.

  6. Adicionar legendas ao seu vídeo pode ajudar seu vídeo a ganhar uma exposição sem precedentes. Além disso, adicionar legendas torna seu vídeo rastreável para o algoritmo do YouTube.

  7. Além disso, um bom número de curtidas, compartilhamentos e contagem de inscritos também ajudam na melhor classificação dos vídeos.

No entanto, a melhor estratégia de promoção do YouTube consiste em utilizar todas as plataformas de mídia social existentes e direcionar o tráfego de lá para o seu canal do YouTube.

Aqui estão algumas ideias:

1. Publique algum conteúdo exclusivo para cada plataforma

Você pode usar o Instagram para postar suas fotos e manter seus seguidores atualizados com o que está acontecendo em sua vida. Você pode usar o Twitter para expressar suas opiniões sobre vários tópicos. Você pode usar o Facebook para compartilhar cenas dos bastidores. Faça valer a pena seguir todos os seus perfis.

2. Interaja com seu público por meio de várias plataformas

Você pode retweetar tweets de seus seguidores. Você pode seguir de volta seus seguidores no Instagram. Você pode marcar pessoas no Facebook em suas postagens. Existem muitas maneiras de interagir com seus seguidores. Apenas lembre-se de que usar plataformas de mídia social para promover a promoção direta não funcionará. Você precisa ser sensato e se envolver em sua abordagem.

3. Junte-se a Plataformas que Podem Ajudar na Promoção do Seu Canal

Se você tiver um canal educacional, poderá participar do Quora e responder a perguntas relevantes para seu canal e postar um link para seu canal em cada uma de suas respostas. Se você tem um canal de artesanato, entrar no Pinterest pode ajudar muito. Para os vloggers, se eles começarem a blogar também, eles podem expandir ainda mais seu público.

4. Crie engajamento no YouTube

Com uma infinidade de vídeos por aí sobre um tópico, você precisa ter uma alta taxa de retenção em cada vídeo; caso contrário, as pessoas simplesmente irão para algum outro vídeo. A saída é criar engajamento no YouTube.

Você pode fazer isso através de:

Engajamento do espectador

Faça com que o tempo de seus espectadores conte no seu canal. Crie uma lista de reprodução de seus vídeos, adicione links para vídeos semelhantes no final de cada vídeo e peça aos espectadores que curtam, compartilhem e se inscrevam para continuar visualizando conteúdo interessante.

Engajamento interativo

Crie vídeos de controle de qualidade de vez em quando, vá ao vivo para conversar com seus assinantes. Você também pode ser consistente ao responder aos comentários nos vídeos.

Engajamento promocional

Você pode realizar concursos, sorteios, etc. Isso não apenas aumentará seu envolvimento com seus inscritos no canal, mas também ajudará a aumentar seus inscritos no YouTube.

####Dica profissional

Você também pode receber solicitações personalizadas de seus espectadores e criar/modificar o conteúdo de acordo. Essa é uma das melhores maneiras de criar uma ótima imagem entre seus espectadores.

5. Criando trechos de vídeo e memes

Com tantas pessoas online na maior parte do tempo, alcançar o sucesso online da noite para o dia tornou-se mais comum do que nunca. Muitos criadores de conteúdo se tornaram populares devido a seus memes ou pequenos trechos de seus vídeos se tornarem populares.

É um desafio fazer com que as pessoas assistam aos seus vídeos, a menos que estejam genuinamente interessadas. Com o tempo de atenção dos humanos caindo para oito segundos, é difícil envolvê-los em vídeos de 3 a 5 minutos ou mais.

Uma das melhores estratégias de promoção do YouTube é criar trechos de vídeos curtos e memes atraentes do seu canal do YouTube. Eles são rápidos de assistir, chamam a atenção com facilidade e são compartilhados mais rapidamente em comparação com vídeos longos. É obrigatório adicionar isso à sua estratégia de marketing digital do YouTube.

Dicas extras

Esperamos que as dicas acima ajudem você a criar uma estratégia de marketing digital do YouTube bem-sucedida para seu canal. Como você chegou até aqui, temos algumas dicas adicionais que podem ajudá-lo com sua estratégia.

  • Cronograma : Mesmo uma ótima estratégia pode acabar não apresentando resultados se você não a seguir com consistência. Tenha um plano para postar vídeos, carregar conteúdo em várias plataformas, comentar, etc.
  • Analisar: Você precisa analisar os resultados da sua estratégia. Existem várias ferramentas analíticas no YouTube e outras que podem ajudar você a calcular seu desempenho.
  • Manter atualizado : sempre há novas tendências, novas plataformas de mídia social e atualizações mais recentes do algoritmo do YouTube. Certifique-se de manter-se atualizado para incorporar as mudanças em sua estratégia.
  • Observar comentários : Como criador, você tende a experimentar de vez em quando. Apresentando novos conceitos, colaborando com outros criadores, promovendo marcas etc. Certifique-se de observar atentamente o feedback de seus assinantes sobre tudo isso e prossiga de acordo.
  • Faça da “qualidade em primeiro lugar” o seu lema : Você se lembra do equívoco que falamos no início? Muitos criadores do YouTube pensam que o tráfego orgânico vem de conteúdo de qualidade “apenas”. Sim, uma ótima estratégia de marketing digital do YouTube é obrigatória. No entanto, você falhará se o seu conteúdo não for de qualidade.

Portanto, a única maneira de vencer a concorrência acirrada no YouTube é garantir que você priorize a qualidade antes de qualquer outra coisa.

Criar conteúdo de qualidade exigirá mais tempo e energia, mas os resultados que você colherá valerão tudo.

Estratégia de marketing digital do YouTube: considerações finais

No entanto, trabalhar simultaneamente na criação de conteúdo de alta qualidade e estratégia de marketing digital para o seu canal do YouTube pode ser muito difícil.

No entanto, você sempre pode investir em uma empresa de mídia social que o ajudará a projetar uma estratégia que incorpore suas metas de curto e longo prazo e a execute de maneira eficaz.