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Pode parecer que há um novo recurso para um aplicativo de mídia social todo mês. Com Instagram, Facebook, Snapchat, Youtube, Twitter e outros em constante competição, sempre há algo novo acontecendo na esfera das mídias sociais.
Como empresa, ou mesmo apenas como um usuário experiente dessas plataformas, é do seu interesse ficar por dentro dessas tendências e aproveitar as melhorias e os recursos à medida que parecem agradar e fornecer conteúdo aos seus seguidores.
Um novo recurso que saltou para os holofotes recentemente é o Instagram TV.
O que é o InstagramTV?
Instagram TV, ou IGTV, é a nova plataforma de vídeo do Instagram. O IGTV se concentra em vídeos verticais de formato longo e está disponível como um aplicativo independente e também como um recurso no aplicativo nativo do Instagram.
O Instagram TV será mais semelhante ao Youtube do que algo como Hulu, Netflix, HBO ou qualquer outra plataforma de streaming de vídeo que ofereça conteúdo narrativo produzido profissionalmente. A IGTV tem como objetivo fornecer conteúdo gerado pelo usuário de suas marcas, influenciadores, blogueiros e vloggers favoritos.
Isso significa que, embora tenha uma TV em seu nome, é mais uma plataforma de compartilhamento de vídeos online.
Ao oferecer aos criadores outro lugar para compartilhar seu conteúdo, o Instagram TV está fazendo uma forte aposta no mercado de vídeo online. Também é uma vantagem para você como marca. Os usuários não verão isso como outra plataforma para vídeo profissional, então você, como marca, terá a chance de ser criativo e fornecer conteúdo sem a necessidade de um grande orçamento ou uma equipe de produção profissional.
Ao contrário de outras plataformas de vídeo, o Instagram TV se concentrará inteiramente no vídeo vertical. Pense no Instagram Stories ou nos vídeos do Snapchat versus algo como um vídeo tradicional do Youtube. Isso será familiar para pessoas que já estão acostumadas a compartilhar histórias em plataformas como Instagram e Snapchat, mas pode ser novo para pessoas que acabaram de usar a experiência padrão do Instagram ou estão vindo do Youtube. Esse estilo de vídeo adiciona algo único à experiência e tem o potencial de mudar a expectativa do usuário quando se trata de vídeo de uma plataforma de mídia social. No entanto, há um contingente vocal de pessoas que são totalmente contra os vídeos verticais, então será interessante ver como as coisas se desenrolam.
É possível fazer upload de vídeo horizontal para IGTV, mas não é a experiência ideal ou pretendida. Se você enviar um vídeo horizontal, o Instagram adicionará uma borda ao vídeo ou exigirá que o usuário gire o dispositivo para ver o vídeo. Esta não é a maneira pretendida de visualizar o vídeo e parecerá deslocada na plataforma. O vídeo vertical é muito melhor para dispositivos móveis porque não força você a girar sua câmera para visualizar o conteúdo da maneira que deveria ser visto.
Aqueles que gerenciam contas de mídia social podem não gostar disso, no entanto. Pode exigir duas fotos de conteúdo que eles gostariam de compartilhar. Por exemplo, você pode ter que atirar uma vez para compartilhar no Facebook, Twitter e Youtube. E você precisará filmar novamente para ter um vídeo vertical que possa compartilhar no Instagram no formato Vertical nativo.
Em vez disso, o vídeo vertical oferece aos usuários uma maneira mais acessível de compartilhar conteúdo. O vídeo vertical não parece tão produzido e ajudará a incentivar os usuários comuns a compartilhar mais conteúdo sem precisar contratar uma equipe de câmera profissional para criar conteúdo para sua conta.
O Instagram TV é uma tentativa do Instagram de trazer a TV para dispositivos móveis modernos. Com a crescente popularidade do Youtube e o fato de que os jovens estão gastando menos tempo assistindo à televisão tradicional, o IGTV é uma tentativa de tornar o vídeo de formato longo uma parte vital da experiência do Instagram. Assim como o youtube, qualquer pessoa pode criar um canal. Contas maiores podem postar um vídeo de até uma hora, mas contas menores terão um limite de 10 minutos.
A partir de agora, não há anúncios nos vídeos de TV do Instagram, mas no futuro, você pode esperar que isso mude. O Instagram disse que quer se concentrar no engajamento primeiro e permitir que os usuários se ajustem à plataforma.
O IGTV está disponível para dispositivos iOS e Android, e você pode baixar o aplicativo independente ou começar a usá-lo em seu aplicativo do Instagram agora. O Instagram fará a curadoria do Instagram TV de maneira semelhante à forma como você já visualiza o conteúdo popular e atual que o Instagram acha que será certo para você.
O Instagram TV também facilitará a visualização do conteúdo que você gosta. Se você baixar o novo aplicativo, um vídeo começará a ser reproduzido assim que o aplicativo for aberto. Isso ajudará a tornar a experiência um pouco mais parecida com a TV normal, pois quando você 'liga', ela começa a ser reproduzida. Quando você quiser mudar de canal, tudo o que você precisa fazer é deslizar e você verá um vídeo diferente começar a ser reproduzido. Isso permite que você navegue facilmente pelo conteúdo de uma maneira que pareça TV, mas também lhe parecerá familiar se você tiver usado aplicativos como Snapchat ou Instagram Stories.
Atualmente, existem três categorias para você ver no IGTV. 'Para você', 'Seguindo' e 'Popular'. 'For You' será um algoritmo que o Instagram montou para mostrar a você um vídeo que eles acham que você vai se interessar com base no que você segue, o tipo de conteúdo que você gosta e outros fatores que o Instagram pode estudar para tentar e apresentar conteúdo relevante para você. ‘Seguindo’ é uma coleção de pessoas que você segue no Instagram. Esta é uma coleção das contas que você já segue no Instagram. Se você seguir alguém no Instagram TV, também seguirá a conta regular do Instagram. Isso vale o mesmo para sua conta também. Se alguém seguir você no IGTV, também seguirá sua conta regular. E por último, mas não menos importante, ‘Popular’. Esta será uma coleção do que é tendência no IGTV. O que é mais popular na plataforma e provavelmente o que o Instagram decide vale a pena promover para os usuários do IGTV. Esta será a seção que usuários experientes e grandes contas se esforçarão para aparecer.
Considerando todos esses detalhes, você provavelmente está se perguntando se deveria seguir as etapas para usar o IGTV para sua conta. Se você tem muitos seguidores ou já está usando vídeo em outro lugar, a resposta é definitivamente sim! No entanto, se você estiver em dúvida, pode dar um pequeno passo apenas entrando e usando o aplicativo.
Como você cria um canal?
O IGTV parece excelente, mas para participar, você precisará criar um canal. Criar um canal não é difícil, mas exigirá algumas etapas extras. Também exigirá que você domine outro conjunto de recursos no Instagram, portanto, verifique se está confortável com o funcionamento do Instagram antes de se aventurar na selva do Instagram TV.
Para criar um canal, você precisará primeiro se inscrever usando o aplicativo IGTV.
Em seguida, você desejará fazer login no aplicativo com sua conta e clicar no ícone de engrenagem de configurações no canto direito. Quando você tiver isso aberto, poderá clicar em 'criar um canal'. Isso é tudo o que há para isso.
Agora você pode começar a criar vídeos!
Se você quiser enviar um vídeo, precisará acessar a página do seu canal e verá um botão no canto direito que permitirá adicionar um vídeo vertical ao seu canal a partir do rolo da câmera. Neste ponto, você pode adicionar um título e uma descrição ao seu vídeo. Você também pode incluir links aqui. Esses links podem levar os usuários para fora do aplicativo.
Se seu vídeo apresentar um novo produto, por exemplo, você poderá vincular sua loja e os usuários poderão clicar no link e ser direcionados para sua vitrine fora do aplicativo.
Você também pode adicionar uma foto de capa ao seu vídeo. Isso permitirá que você ajude a atrair melhor a atenção de espectadores em potencial, portanto, seja criativo e escolha uma imagem que você sabe que motivará os espectadores em potencial a clicar em seu vídeo e se envolver com seu conteúdo. Depois de clicar para postar, seu vídeo estará ao vivo e você poderá se concentrar em interagir com seus espectadores por meio dos comentários.
O Instagram também está oferecendo análises para seus vídeos IGTV. Ao clicar no botão ‘…’ ao lado dos botões curtir, comentar e compartilhar no seu vídeo IGTV, você pode navegar até ‘Visualizar Insights’, que permitirá que você veja suas visualizações, curtidas e comentários para esse vídeo específico. Você também poderá ver informações sobre retenção de público. Este é o número de pessoas que assistiram ao seu vídeo do início ao fim. Você pode ver o número de espectadores que chegaram até o final do seu vídeo e também poderá ver onde as pessoas caíram. Por exemplo, você poderá ver se todos param de assistir seu vídeo por cerca de 5 minutos, e poderá analisar seu conteúdo e tentar entender por que isso acontece, o que é legal.
Alguns fatos rápidos sobre o IGTV
- Os vídeos podem ter 10 minutos de duração e até uma hora para contas maiores
- Você só pode ter um canal IGTV por conta do Instagram
- Vídeos verticais semelhantes ao Instagram Stories são suportados
- vídeo horizontal é suportado, mas será alterado e não é recomendado
- Você pode assistir IGTV baixando o aplicativo autônomo ou clicando no botão IGTV em seu aplicativo Instagram
- Uma visualização no IGTV ocorre depois que um usuário visualizou um vídeo por até 3 segundos
Conclusão
O Instagram TV oferece às marcas a oportunidade de aproveitar o poder do vídeo no Instagram de uma maneira que antes não era possível. O Instagram é agora uma comunidade global de mais de um bilhão de usuários. Desde o lançamento em 2010, vimos um crescimento constante na plataforma e, à medida que novos recursos foram adicionados, vimos o Instagram mudar e evoluir. O IGTV é um dos novos recursos mais proeminentes do Instagram e pode ser tão revolucionário para a plataforma quanto as histórias. Também está em concorrência direta com o Youtube, que pode ser dominante por atrair mais criadores para a plataforma. Se o Instagram for tão bem-sucedido em competir com o Youtube por vídeo quanto com o Snapchat for Stories, podemos ver uma mudança dinâmica de poder em relação aos criadores de conteúdo do blog.
O IGTV foi criado e projetado para acomodar vídeo com base em como você usa seu telefone, para que os vídeos sejam em tela cheia e verticais. Além disso, ao contrário do Instagram tradicional, os vídeos não se limitam a apenas um minuto. No IGTV, os vídeos podem ter até uma hora de duração com base no tamanho da sua conta.
Se você é uma página ou marca favorita que já usa o Instagram, ou se é um influenciador com seguidores fiéis, convém pensar em aproveitar o poder do IGTV para aproveitar o poder do vídeo para seu público existente no Instagram. Como ainda estamos nos familiarizando com o novo serviço, ainda há muito espaço para novos criadores surgirem, então agora é a hora de adotar a plataforma e testar o futuro do vídeo no Instagram com IGTV.