Marketing de influenciadores do Instagram 101: o guia definitivo

O marketing de influenciadores no Instagram cresceu exponencialmente em popularidade nos últimos anos. Preparamos este guia para todas as empresas que desejam começar a usar o marketing de influenciadores no Instagram.



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Se você está ativo nas mídias sociais como marca, sem dúvida já ouviu falar sobre marketing de influenciadores.

O marketing de influenciadores cresceu exponencialmente em popularidade nos últimos anos e, sem dúvida, continuará sendo uma força motriz no mundo do marketing de mídia social.



À medida que a mídia social cresce em alcance, sem dúvida haverá mais influenciadores e influenciadores com mais influência.

E as marcas vão querer aproveitar essas coisas para promover seus produtos e espalhar sua influência nessas plataformas.

Mas se você ainda não começou a fazer marketing de influenciadores, pode estar se perguntando, o que exatamente é isso? Você pode ter visto menções ao marketing de influenciadores e questionado sobre os detalhes.

Tipo, quem são os influenciadores, como você os usa em uma campanha de marketing, o que funcionaria para minha marca, onde você encontra influenciadores e como você fala com eles quando os vê.

Responderemos a todas essas perguntas e muito mais neste artigo. Nós lhe daremos as ferramentas que você precisa para começar no mundo do marketing de influenciadores.

Dica profissional 👉 Se você deseja encontrar rapidamente influenciadores do Instagram para promover seu produto ou serviço, confira isso Motor de busca de influenciadores do Instagram .

O que é o Influenciador do Instagram?

Você provavelmente já tem uma ideia do que é um influenciador em sua mente. Você pode estar pensando que é alguém com muitos seguidores ou alguém com uma voz autoritária em um pequeno nicho. Talvez seja apenas alguém que publica muito conteúdo. Bem, os influenciadores podem ser qualquer uma dessas coisas, e qualquer combinação delas.

Não existe uma definição dura e rápida do termo influenciador. Isso porque não existe uma maneira correta de ser um influenciador nas redes sociais. Muitas vezes vemos pessoas com poucos seguidores se tornarem virais online, e também vemos pessoas com grandes seguidores alavancando seu público para iniciar tendências e compartilhar conteúdo que às vezes acaba nos principais canais de mídia.

A verdade é que ambos os usuários podem ser considerados influenciadores. O que torna um influenciador um influenciador é a capacidade de motivar o público a agir. Se você vai trabalhar com alguém para criar uma campanha de marketing de mídia social, pode pensar que precisa ir atrás da pessoa com mais seguidores, mas um objetivo melhor é ir atrás da pessoa que cria mais engajamento.

Mais seguidores podem colocar mais olhos no seu conteúdo, mas se esses olhos nunca se interessaram pelo que você tem a oferecer e não veem valor na promoção, para que servem? Em vez disso, o engajamento fornecerá mais compartilhamentos, curtidas, comentários e possivelmente até vendas. Um influenciador é alguém que pode criar essas atividades para você, aproveitando seu público e sua autoridade usando seu conteúdo, produtos ou marca.

O que é marketing de influenciadores?

O marketing de influenciadores é exatamente o que parece. Usando influenciadores para ajudar a divulgar a mensagem e as promoções da sua marca para um público. De muitas maneiras, isso pode ser semelhante ao marketing tradicional. Você pode usar uma mensagem ou conteúdo semelhante para ajudar a promover seus produtos. No entanto, o marketing de influenciadores tem o potencial de ser muito mais bem-sucedido do que o marketing convencional.

O marketing tradicional parece mais vender. Mas os influenciadores têm vozes únicas e confiáveis ​​que podem romper o ruído e falar diretamente com o público.

Um exemplo pode ser um anúncio de fones de ouvido Beats no Instagram. Se você visse esse anúncio, poderia ignorá-lo porque sabe que é um anúncio e sabe que está sendo vendido, mas se um músico famoso que você respeita estiver usando os mesmos fones de ouvido em uma foto produzindo um novo single de sucesso. Você pode nem perceber que ele recebeu esse par de fones de ouvido de graça e se ofereceu para usá-los em uma foto para promover o produto.

Esse é o poder do marketing de influência. Para romper o ruído e falar com os usuários finais.

O Instagram é o melhor canal de marketing de influenciadores. Não há dúvida.

Em sua essência, o marketing de influenciadores é apenas o influenciador contando ao público sobre seu produto, em nome dos influenciadores. Quando você o divide, pode ficar muito mais complicado, mas esse é o núcleo do conceito. Quando você usa influenciadores para comercializar seus produtos, você deve ter isso em mente, para que você não esteja apenas recriando seus anúncios por meio de um meio diferente, se fizer isso, poderá prejudicar não apenas sua credibilidade, mas também os influenciadores.

Como você sabe se sua marca pode usar o marketing de influenciadores?

Não importa em que negócio você esteja, você pode se beneficiar dos influenciadores. Na verdade, à medida que as empresas mudam, o fato de precisarem de influenciadores não. Apenas o meio em que os influenciadores trabalham muda. Por exemplo, o marketing boca a boca da velha escola é uma forma primária de marketing de influenciadores. O conceito é basicamente o mesmo.

O simples fato da questão é que as pessoas confiam em outras pessoas mais do que acreditam em você e na sua marca. É por isso que não importa o que você esteja vendendo, de canetas a aviões, você precisa aproveitar o poder das pessoas para defender seus produtos e fazer com que elas se tornem defensoras que convençam as pessoas que as ouvem de que vale a pena comprar o que você tem para vender. .

Como o Instagram tem tudo a ver com conteúdo visual, existem certos setores em que faz muito sentido promover o produto ou serviço no Instagram. Um deles são os resuarants e até escrevemos um guia para promovendo restaurante no Instagram .

Quando você entra em contato por meio de um influenciador, você não está apenas alcançando o público dele. Você também está potencialmente alcançando o público-alvo deles. O alcance do impacto tem o potencial de ser enorme se você for bem-sucedido em realmente ressoar e inspirar um grupo de pessoas.

À medida que se torna mais difícil ter sucesso usando as formas tradicionais de marketing de saída, mais marcas migrarão para o marketing de influenciadores. A sua marca será, sem dúvida, uma delas. Como a mudança já está acontecendo, seria sábio ver a mudança da maré e fazer os ajustes necessários mais cedo ou mais tarde. Iniciar relacionamentos com os influenciadores certos agora pode ser extremamente importante para a saúde e longevidade de sua marca a longo prazo. Também o ajudará a se adaptar às necessidades e hábitos dos consumidores à medida que avançamos para um cenário dominado pelas mídias sociais, onde as pessoas podem esperar ver seus produtos on-line e nas mãos de pessoas que seguem, se forem bons.

Como você começa com o marketing de influência?

Então, agora que você está ciente de que agora é a hora de se envolver e pular na onda do marketing de influenciadores, você pode estar se perguntando. Por onde começo?

Tudo isso pode parecer bastante assustador. Afinal, você pode querer alcançar influenciadores com dezenas de milhares de seguidores, em comparação com a sua marca eles podem parecer muito mais críticos em relação ao público que alcançam e ao conteúdo que oferecem na plataforma que você está usando. Não deixe que isso o intimide demais. Em vez disso, você precisará dar um passo atrás e pensar no que sua marca precisa de um influenciador em primeiro lugar.

Pense no público que você deseja alcançar com seus produtos. Ao selecionar um influenciador para entrar em contato, você quer saber se a parceria com eles será útil no sentido de que as pessoas certas verão seu conteúdo ou seus produtos. Se o público não estiver certo, você está condenado desde o início.

Pense no que seus concorrentes estão fazendo no espaço. Eles estão usando influenciadores, você poderia usar os mesmos? Se seus concorrentes não estão usando influenciadores em uma determinada plataforma, eles podem estar atrasados ​​para a festa ou podem estar usando-os em outro lugar, sabendo que ainda não há uma boa oportunidade. Faça alguma pesquisa e veja se seus concorrentes sabem alguma coisa ou se estão atrasados.

Quando você tiver uma ideia de como é o seu influenciador ideal, você desejará definir algumas metas em relação ao que essa pessoa deve ter para ser selecionada. Qual é o alcance mínimo que você gostaria que seu influenciador tivesse? A quais tópicos ou nichos você quer que eles pertençam? E por último, mas não menos importante, com que tipo de conteúdo eles estariam promovendo seus produtos ou conteúdo (texto, imagens, vídeo etc.)?

Definir o que você quer em um influenciador ajudará bastante a tirar o máximo proveito de qualquer relacionamento que você possa iniciar com eles. Se você tiver objetivos pouco claros, poderá se surpreender desagradavelmente quando sua campanha não tiver um desempenho tão bom quanto você gostaria. Quando você decidir que tipo de pessoa você gostaria que seu influenciador fosse, você pode passar para a difícil tarefa de encontrá-los.

Onde você encontra influenciadores?

Há uma grande variedade de mídias onde você pode alavancar influenciadores. Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter, Reddit, Medium, Blogs e muito mais! Assim, sua pesquisa pode ser feita de várias maneiras.

Veja suas necessidades e comece a procurar. Procure nas plataformas onde você deseja encontrar um influenciador. Pesquise hashtags ou páginas favoritas em seu nicho. Configure um alerta do Google ou use uma ferramenta como o Social Mention para ver o conteúdo popular por assunto. Dê uma olhada em blogs populares em seu nicho e veja que tipo de seguidores os autores têm.

As oportunidades são quase infinitas. Encontrar influenciadores que atendam aos seus critérios deve ser possível. Se você continuar a falhar, convém ajustar sua definição do influenciador perfeito e definir seus padrões para serem mais realistas, considerando o que você viu em seu nicho.

Quando você encontrar o influenciador certo, estará um passo mais perto de alavancar um público totalmente novo para sua marca. Depois de ver a pessoa certa, você pode estar se perguntando, como eu falo com ela sobre trabalhar comigo?

Ferramentas para encontrar influenciadores

Para acelerar sua pesquisa, você pode se ajudar com plataformas dedicadas para ajudá-lo a encontrar o Influenciadores do Instagram com base em vários critérios - como sua localização, tamanho ou público que reúnem. Uma delas é Hypertrace .

Como você conversa com os influenciadores?

Iniciar uma conversa com um influenciador pode parecer um pouco intimidante no começo. Mas você precisa ter em mente que eles são apaixonados pelo que você está animado. Se você fez sua pesquisa corretamente. Então entre em contato com eles.

Ofereça compensação pela promoção de seu produto, serviço ou conteúdo. Pergunte a eles o que eles costumam cobrar, ofereça o que você pode pagar. Se você só pode dar o produto, deixe-os saber. Eles podem estar mais dispostos a trabalhar com você do que você imaginava em primeiro lugar.

Ofereça-se para trabalhar com eles para criar conteúdo juntos. Se eles são tão apaixonados quanto deveriam ser, eles podem aproveitar a chance de ajudar a criar um ótimo conteúdo em seu nicho e desenvolver uma marca melhor no que diz respeito a dominar o tópico e a discussão do meio que você está usando para ter a conversa.

Não deixe que o grande número de seguidores ou o ótimo conteúdo o intimidem ou impeçam você de entrar em contato e fazer sua oferta. Entre em contato e tenha uma discussão e veja se seus objetivos e expectativas se alinham. O pior que pode acontecer é eles dizerem não.

Conclusão

Como uma marca nas mídias sociais em <%= current_year %>, você provavelmente já sabe que deve aproveitar o poder dos influenciadores em suas atividades de marketing. Se você ainda não sabe, agora sabe por onde começar e como abordar influenciadores e iniciar a conversa.

Se você já se perguntou se o marketing de influenciadores era ou não adequado para sua marca, reserve um momento para reconhecer quem você segue nas mídias sociais, em blogs ou em qualquer outro lugar que compartilha conteúdo de que você gosta.

Se essa pessoa já recomendou um produto ou serviço, você já tem a prova de que o conceito funcionaria no seu nicho.

Tudo o que resta é você iniciar a conversa e influenciar o influenciador a compartilhar seu público com você e sua marca.