Marketing no Instagram para músicos: o guia definitivo

Este artigo está servindo como um guia para músicos que desejam promover sua música no Instagram e aumentar os seguidores no Instagram. Deixe-o ser sua estrela do Norte enquanto constrói o público de seus fãs de música leais.



Pesquise milhares de influenciadores do TikTok e IG em Hypertrace

Apesar de uma mudança na indústria fonográfica que ocorreu nas últimas duas décadas, torná-la na música continua tão difícil quanto nunca.

Gigantes da Internet como iTunes e Spotify redirecionaram o caminho que os ouvintes seguem para encontrar seus novos artistas favoritos.



As audições acontecem em concursos televisionados nacionalmente, onde linhas telefônicas premium decidem quem consegue um contrato de gravação em vez de executivos de gravadoras.

Muita coisa mudou nos cerca de 48.000 dias desde que a primeira gravadora - a American Graphophone Company - surgiu.

O sucesso não é mais ditado pelo payola que foi repassado para as estações de rádio comerciais em meados do século 20, uma época de nostalgia quando discos de discos planos tocavam a uma velocidade de 78 rotações por minuto.

A revolução que mais importa para os músicos no século 21 são as mídias sociais.

Isso lhes concede exposição ao público, diferente de tudo o que estava disponível antes.

E com sua interface de usuário única e poder de engajamento gigantesco, o Instagram tem muitos méritos para os artistas musicais estabelecidos e aspirantes de hoje.

Por que você deve promover sua música no Instagram?

Em termos de contagem de usuários, o Instagram supera outras redes sociais.

Com 300 milhões de usuários ativos diários que têm uma renda familiar média anual entre 30 mil e 75 mil, é um dos melhores canais para construir uma base de fãs.

A função principal de feed da rede funciona como um departamento de minimarketing quase autônomo para artistas.

Com duração de apenas 24 horas, o Instagram Stories cria um senso de urgência ao conteúdo enviado, o que pode promover laços entre músicos e fãs.

E seu aplicativo vertical recentemente lançado, IGTV, oferece até 10 minutos de espaço de vídeo para criar hype em torno de músicas e lançamentos futuros.

Quando você deve começar a promover sua música no Instagram?

Se você está se perguntando quando deve usar a plataforma em sua estratégia promocional, realmente não importa em que estágio da carreira você está.

O Instagram deve sempre ser usado para promova seu conteúdo se você é um iniciante ou um artista estabelecido.

No entanto, você deve alinhar sua estratégia de promoção de música no Instagram dependendo do estágio em que está:

  • você ainda não tem nenhuma música
  • você está prestes a lançar um álbum
  • você tem conteúdo, mas luta para aumentar sua base de fãs
  • você é um artista estabelecido que deseja alcançar um público mais amplo e novos fãs em potencial

Vamos um por um com mais detalhes:

Você ainda não tem nenhuma música

Acredite ou não, como um músico em ascensão, você pode começar a comercializar através do Instagram, mesmo que não tenha gravado nenhuma faixa.

Antes de ter grandes sucessos, Jay Z abriu caminho nos Marcy Projects, projetando uma imagem de marca que de forma alguma refletia onde ele estava em sua carreira - usando o negócio de limusine de seu tio para aparecer em shows e jogando notas de $ 5 dólares na multidão que tinha sido crowdsourced por sua pequena equipe de gestão.

A moral da história neste caso é que ele criou uma marca que se conectou com seu público sem música.

Você pode fazer o mesmo no Instagram pensando como um profissional de marketing antes de pensar como um músico.

Comece criando um perfil com uma biografia com links e detalhes sobre o próximo gênero de música que você oferecerá.

Você também pode fazer upload de quaisquer fotos de imprensa que tenha (DIY ou não) para criar sua própria marca com os seguidores que deseja gerar.

Você está prestes a lançar um álbum

O lançamento de um novo álbum pode ser feito de forma eficaz usando Instagram Stories, IGTV e Instagram Live.

Conteúdos futuros, videoclipes e qualquer trabalho de estúdio relacionado ao lançamento podem ser documentados no Stories, IGTV e Live, respectivamente, como meio de gerar antecipação e hype.

As pessoas estão migrando para o Instagram apenas com o Stories, trazendo quase 70% mais usuários diários para a plataforma.

Construir essa expectativa para um lançamento também pode criar um burburinho que afirma que um artista ou banda realmente vale a pena conferir.

E com os algoritmos de recomendação de plataformas, é provável que mais pessoas se tornem fãs que compram sua marca e suas ofertas.

Você tem conteúdo, mas luta para aumentar sua base de fãs

Se sua base de fãs atingir um platô com seguidores leais, mas não em expansão, o Instagram pode ser usado como um ímã para atrair mais fãs de que você precisa.

Quando os artistas compartilham conteúdo além de sua música - como notícias ou até mesmo seus acontecimentos diários no supermercado local - isso ajuda a criar uma história sobre como eles são como pessoas na vida real.

Isso dará aos usuários on-line uma chance maior de se identificar com os traços de personalidade exibidos de maneira imparcial e não adulterada.

Não convencido? Relembre a vencedora da primeira temporada do American Idol, Kelly Clarkson.

Sua trilha muito documentada para o estrelato - que passou por biscates, garçonete, telemarketing e venda de aspiradores de porta em porta - conquistou os corações e mentes dos fãs em todo o mundo e a impulsionou para a estratosfera musical.

Você é um artista estabelecido que deseja alcançar um público mais amplo

Como um artista estabelecido, é altamente provável que você tenha uma grande presença social.

Mesmo em alturas tão elevadas, a otimização de todos os seus canais de mídia social pode ser usada para alimentar outros seguidores na plataforma mais envolvente da Internet, que permite conexões com Twitter, Facebook e muito mais.

Ferramentas como Amortecedor pode postar automaticamente em várias plataformas, o que é ideal para músicos ocupados acompanhando no estúdio ou em turnê.

Como aumentar sua base de fãs e promover sua música

O Instagram oferece acesso total aos seguidores e, como tal, é a comunidade online para aumentar a base de fãs e promover novas músicas.

Artistas consagrados com milhões de vendas, como Lady GaGa e Taylor Swift, usam-no prontamente como um canal para construir um público que se apega a cada palavra sua.

Músicos independentes que desejam manter a criatividade junto com conteúdo de qualidade todos os dias também podem fazer isso com o…

Otimização de perfil

Como marca de profissionalismo, o primeiro ponto de chamada é ter um perfil otimizado do Instagram .

Sua biografia deve ter suas últimas ofertas e produtos vinculados, juntamente com o último álbum, singles, sites de fãs e datas de turnês em destaque.

Certifique-se de que todas as imagens, fotos de imprensa e logotipos se ajustem e formatem com o Instagram e suas dimensões, ou seja, usando uma imagem de perfil de 110 x 110px apenas em JPEG.

Mesmo que você não tenha um designer visual à sua disposição, ferramentas de design gráfico como Canva pode ser usado para criar visuais de qualidade gratuitamente.

Imagem pública

A criatividade é uma parte importante de qualquer ato de sucesso e seja aparente ou não, a música comercial é - e sempre foi - baseada na venda de uma marca. A atitude de um artista, as roupas que vestem, até mesmo sua postura política (tome os roqueiros alternativos dos anos 90 Rage Against the Machine e Radiohead como principais exemplos) são tão importantes hoje quanto sua música.

O Instagram é o veículo que cria uma ponte entre os artistas musicais e seus fãs existentes e potenciais - e dá a uma marca e seu fã uma experiência quase pseudo-one-on-one que complementa a música relacionada.

O Instagram deve ser visto por um artista como um lookbook de sua história visual e verbal para o público comprar - com visuais mostrando seu estilo inegável e legendas encapsulando suas opiniões.

Postar constantemente

Os artistas de maior sucesso são aqueles que permanecem consistentes em sua produção.

Tomemos por exemplo Cherilyn Sarkisian que teve um hit número 1 em seis décadas consecutivas.

Nunca ouviu falar dela? Ela também é conhecida como Cher, a supernova musical cuja aparência é tão perene quanto sua carreira musical.

No Instagram, a consistência da postagem pode ser aproveitada da mesma maneira.

É compreensível que o upload de conteúdo musical constante no Instagram provavelmente cause esgotamento e reduza a qualidade de sua própria produção.

Alternativamente, você pode fazer parte dos tópicos de tendências atuais na rede, entrando em conversas que usam as hashtags mais pesquisadas.

Mesmo marcando seu caminho para outras contas de música e artistas com ideias semelhantes, aumentará sua exposição e poderá aumentar sua base de usuários.

Impulsionar o engajamento

Nada significa mais para os fãs e defensores da marca do que estar na frente do palco e a uma distância quase tocante de seus artistas favoritos.

Com o Instagram, você também pode fazer isso até certo ponto.

Ao incluir legendas formalmente no Instagram, você pode fazer com que os usuários se inscrevam em sua conta ou façam perguntas diretamente sobre novas faixas enviadas, ou talvez se houver alguma música que eles gostariam de ver você cover.

As opções são infinitas, mas todas promoverão a fidelidade, alcançarão um público mais amplo e crescerão organicamente.

Seguidores com geotag

O Instagram pode ser usado para marcar diretamente os seguidores em suas postagens - com relação ao conteúdo que aproxima os fãs de você.

As tags podem incluir o nome da turnê, campanha promocional, descrição da foto ou local do show.

O que quer que esteja envolvido em tais tags, fechará a proximidade virtual - e também criará valor - para ambas as partes.

Mensagens diretas

Em muitos aspectos, o marketing do Instagram para músicos é fundamentalmente uma revisão das atividades promocionais tradicionais que eles usavam antes da Internet.

Enquanto as fotos assinadas do fã-clube e o acesso limitado a faixas inéditas criavam anteriormente uma espécie de comunicação exclusiva com seus fãs, um artista agora pode enviar mensagens diretas via Instagram. As mensagens podem incluir um simples agradecimento por seguir uma conta ou um ingresso gratuito para um próximo show.

Analisando o sentimento do público

Ouvir o público é extremamente importante para os músicos.

Fazer o contrário poderia levar um artista à temida “síndrome do terceiro álbum”, onde o conteúdo inicial envolve o público, mas as ofertas posteriores caem por terra.

Por meio do Instagram Insights, você pode avaliar quais faixas, imagens e legendas enviadas são envolventes de forma eficaz.

Isso permite que você defina uma estratégia clara para aumentar sua contagem de seguidores com alguma tração séria.

Classificação de gênero

Por definição, pelo menos, é impossível estar em um gênero de música por conta própria - porque onde há um Johnny Cash, sempre há Dolly Parton e onde há um Chic, sempre haverá Terra, Vento e Fogo.

Se você não tivesse colegas musicais, não teria um mercado - e é bom que o Instagram possa ajudá-lo a capitalizar isso também.

Você pode alcançar e promover ativamente artistas e bandas semelhantes e marcá-los em suas legendas e vinculá-los às contas deles.

Você pode até comentar sobre seu próprio conteúdo.

Tudo isso ajudará a atrair mais fãs do seu gênero e direcionar seguidores direto para sua própria conta.

Considerações finais sobre o marketing do Instagram para músicos

Este artigo está servindo como um guia para músicos que desejam promover sua música e aumentar os seguidores no Instagram.

Como mostrado, a rede pode ser usada por um artista ou banda em qualquer fase de sua carreira - desde aqueles que pensam em embarcar em uma vocação musical até aqueles que estão se tornando cada vez mais populares até aqueles que já o fizeram, mas querem se manter no topo.

Construir relacionamentos com seguidores atuais e futuros é o caminho real para os atos obterem um retorno sobre o investimento no clima social de hoje.

Embora existam muitas razões para todos os músicos comercializarem, o simples fato de que o Instagram é onde os amantes da música - tanto no palco quanto na multidão - se reúnem, e é o principal canal social para construir uma carreira musical.