Twitter para comércio eletrônico: um guia completo

Neste guia, mostrarei passo a passo como otimizar sua página de perfil para sua loja de comércio eletrônico, aumentar seus seguidores, criar uma estratégia de conteúdo que funcione e como medir seus esforços.



Aumente seu Twitter no piloto automático com Hipercrescimento

Muitas empresas on-line se interessaram pelas mídias sociais com resultados menos que estelares.

Twitter não funciona.



O Instagram não está mostrando um ROI.

Já ouvimos tudo isso antes.

Mas, como qualquer campanha ou canal de marketing, o sucesso no Twitter depende da estratégia certa – e da execução. Quando feito de forma eficaz, o Twitter pode ser uma grande fonte de crescimento para sua loja de comércio eletrônico.

Se você dedicar um tempo para aprender o que está fazendo e se dedicar a seguir uma sólida estratégia de marketing no Twitter para e-commerce, há muitas oportunidades esperando por você.

A chave é lembrar que você tem que “jogar pelas regras” no Twitter para ganhar força. E não quero dizer isso literalmente, como seguir os TOS do Twitter.

Quero dizer, você precisa entender a cultura do Twitter e construir uma experiência em torno da sua marca com a qual as pessoas queiram se conectar. Você precisa entreter, inspirar, conectar… e então você pode vender.

Não se engane – esta é uma estratégia de longo prazo. Se você deseja exposição rápida e está disposto a pagar, considere a rota de publicidade no Twitter.

Mas com uma presença orgânica no Twitter, você pode construir e expandir seus negócios de e-commerce com seguidores leais que o ajudarão a espalhar a boa notícia.

Então como é feito? É disso que trata este guia. Vou orientá-lo passo a passo para otimizar sua página de perfil, aumentar seus seguidores, criar uma estratégia de conteúdo que funcione e como medir seus esforços.

Então, vamos falar sobre como usar o Twitter para e-commerce!

Otimize sua página de perfil do Twitter

Sua página de perfil é semelhante à página inicial de um site para sua conta do Twitter. Antes de fazer qualquer outra coisa, certifique-se de que está completamente otimizado para os melhores resultados para o seu negócio.

Analisaremos os elementos um por um, na ordem em que o olho se moverá naturalmente pela página.

Foto da capa do Twitter

Pense na sua foto de capa como um outdoor na estrada. As pessoas se movem rapidamente no Twitter e você terá apenas alguns segundos para causar uma boa impressão.

Uma imagem marcante que esteja alinhada com sua marca e algumas palavras de sobreposição de texto funcionam muito bem.

Abaixo está um excelente exemplo do iHerb.

image//// como usar uma foto de capa do twitter para e-commerce

Ele tem uma sensação saudável e natural com a grama e o fundo do céu, exibe os tipos de produtos que eles vendem e inclui texto para destacar as categorias de produtos.

foto do perfil do Twitter

Escolha uma foto de perfil que seja uma versão quadrada do seu logotipo ou uma imagem que represente sua empresa.

Lembre-se de que isso aparecerá muito pequeno no feed, portanto, se sua foto de perfil tiver palavras, mantenha-a curta e faça o texto o maior possível.

biografia do Twitter

Este é o seu discurso de elevador do Twitter – só que ainda mais curto. Você tem 160 caracteres para dizer às pessoas sobre o que você é e por que elas devem se conectar com você.

Além disso, inclua palavras-chave relevantes para o seu negócio em sua biografia. As pessoas pesquisam no Twitter e você vai querer aproveitar todas as oportunidades para ser encontrado.

O iHerb também tem uma ótima biografia, curta e direta.

imagem //// twitter e-commerce bio

Também inclui a palavra-chave “produtos naturais” para que apareçam quando as pessoas pesquisarem essa frase.

Outra coisa a ter em mente é como sua foto de capa, foto de perfil e biografia funcionam juntas (porque elas precisam). O Twitter geralmente destaca sua conta apenas com esses elementos.

Por exemplo, você verá as duas contas mais recentes que um usuário seguiu em sua página de perfil. Se parece com isso:

image ///// como usar o twitter sugerido para seguir para e-commerce

Veja como esses elementos funcionam juntos para o iHerb. É uma conta atraente de seguir para qualquer pessoa interessada em seus produtos, certo?!

Certifique-se de que sua conta esteja configurada de forma semelhante para o sucesso quando as pessoas o encontrarem dessa maneira.

Tweet fixado

Este é provavelmente o elemento mais importante na sua página de perfil. Se os outros elementos do seu perfil são o chiado, seu tweet fixado é o bife.

Um tweet fixado é simplesmente um tweet que você escolhe para ficar no topo da sua página de perfil o tempo todo. Esta é uma grande oportunidade para levar as pessoas a agir no CTA do seu perfil do Twitter.

Relacionado: Como fixar um tweet e por que você absolutamente deveria

As pessoas visitarão sua página de perfil, especialmente se você estiver aumentando ativamente seus seguidores (o que veremos em breve). Quando eles chegarem lá, certifique-se de que eles vejam seu tweet mais atraente primeiro.

Pode ser um ótimo negócio que você esteja executando, introduzindo uma nova linha de produtos, promovendo um concurso, realmente o que você mais deseja promover a qualquer momento.

Esta é uma área onde o iHerb realmente cheirou. Eles não têm um tweet fixado. No momento em que estou escrevendo isso, o segundo tweet que vejo no perfil deles daria um ótimo tweet fixado:

image ///// como usar um tweet fixado para e-commerce

Ironicamente, clicar nesse link leva você à página do Facebook, onde eles fixaram uma postagem no topo do perfil com instruções sobre como participar do concurso.

Agora que você tem todos os seus patos em linha na sua página de perfil, é hora de começar a aumentar o número de seguidores.

Aumente o número de seguidores relevantes no Twitter para o seu site de comércio eletrônico

Os seguidores são a força vital de seus esforços de marketing orgânico no Twitter. Mas como obtê-los, especialmente se você está apenas começando?

Um dos métodos de maior efeito é uma abordagem follow-first. Basta encontrar contas que você acha que estarão interessadas em seus produtos e segui-las. Você aparecerá nas notificações deles como um novo seguidor e a maioria, pelo menos, voltará à sua página de perfil para conferir você.

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Se você seguiu as instruções na primeira parte deste post e otimizou sua página de perfil, você terá muitas contas para segui-lo de volta ou agir em seu tweet fixado – espero que ambos.

Dê às pessoas alguns dias para seguir de volta. Se o fizerem, ótimo, essa é uma nova conexão. Se não o fizerem, você pode presumir que eles não estão interessados ​​e deixar de segui-los.

Então, como você encontra contas qualificadas para seguir? Ótima pergunta! Estou feliz por ter fingido que você perguntou.

Siga os seguidores de seus concorrentes

Essa é uma maneira fácil de encontrar contas que provavelmente estarão interessadas em seus produtos. Basta ir a uma das páginas de perfil de seus concorrentes e clicar na guia Seguidores para ver seus seguidores.

image //// como seguir no Twitter para e-commerce

Como queremos pessoas que sigam de volta, aconselho a abrir o perfil deles para ver se eles estão ativos no Twitter (muitos não estarão). Não faz sentido seguir contas inativas que nunca vão seguir de volta ou se envolver com você.

Monitore o Twitter para contas a seguir

Outra ótima maneira de encontrar contas qualificadas para seguir é pesquisar palavras e frases relevantes no Twitter.

Por exemplo, digamos que você tenha um site de comércio eletrônico que vende suplementos para exercícios. Basta pesquisar a palavra “treino” e você encontrará pessoas que se exercitam. Curta o tweet deles e siga-os.

Fiz essa pesquisa exata e encontrei 11 pessoas que seriam ótimas candidatas para seguir em apenas 8 minutos de tweets:

image /// como encontrar uma conta no twitter para seguir para e-commerce

Use Tweetdeck ou Hootsuite para monitorar facilmente o Twitter e você pode encontrar esses tweets praticamente 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Além de seguir essas contas, essas são ótimas oportunidades para começar a se envolver com as pessoas para construir um relacionamento. Não precisa ser muito. No exemplo acima, talvez apenas algumas palavras de encorajamento sobre um bom treino.

Lembre-se, isso deve ser divertido. Se for divertido para você, você se envolverá e será divertido para as pessoas com quem você está se conectando. Se parecer muito com trabalho, considere delegá-lo a alguém em quem você confia para falar pela sua empresa e gosta desse tipo de coisa.

Crie uma estratégia de conteúdo do Twitter

Ok, estamos prontos com um ótimo perfil no Twitter e estamos aumentando nosso número de seguidores, então agora precisamos falar com eles. Precisamos de uma estratégia de conteúdo do Twitter.

Para esta seção, veremos a Dog for Dog, uma loja de ração e tratamento para cães, como um exemplo de conta com uma ótima estratégia de conteúdo no Twitter.

Os 3 tipos de tweets para uma sólida estratégia de conteúdo do Twitter

Existem três tipos principais de tweets que você enviará, sem incluir falar diretamente com outros usuários do Twitter. Eles são promocionais, com curadoria e divertidos.

Tweets promocionais

Estes são tweets diretamente relacionados ao seu negócio. Isso inclui tweets mostrando seu produto ou serviço, anunciando promoções/vendas/promoções e, se você tiver um blog, links para suas postagens.

Alguns dos tweets promocionais do Dog for Dog falam sobre sua missão de doar uma quantidade igual de ração comprada para cães necessitados (#POUNDforPOUND) e também têm brinquedos onde uma parte dos lucros é destinada à alimentação de cães necessitados. (Uma missão incrível se você me perguntar.)

image /// use o Twitter para exemplo de tweet de e-commerce 1

E outro está mostrando que sua comida está disponível em todo o país no PetSmart.

image /// como usar o Twitter para exemplo de tweet de e-commerce

Você provavelmente já está criando esses tipos de tweets. Eles são essenciais, mas não devem ser tudo o que você twitta o tempo todo.

Você também precisa de uma combinação de outros tipos de tweets para complementar sua atividade de tweet promocional e construir sua marca no Twitter.

É aqui que entram os tweets com curadoria e diversão.

Tweets selecionados

Os tweets com curadoria são tweets para conteúdo (como postagens de blog, webinars e guias) que não são seus. Assim como um curador de museu, é seu trabalho encontrar e compartilhar coisas incríveis que atrairão seu mercado-alvo.

A estratégia de curadoria do Dog for Dog vem na forma de retuítes de outras contas. Eles estão focados em organizações semelhantes que também fornecem caridade e recursos para animais de estimação e animais de abrigo.

Por exemplo, confira este retweet de Bissell Pets pagando 1.000 microchips para animais de estimação em um abrigo de animais.

image /// como usar tweets selecionados para e-commerce no Twitter

Tweets divertidos

Finalmente, chegamos às coisas divertidas. A conta do Twitter Dog for Dog tem muitos Tweets que são simplesmente divertidos e divertidos para os amantes de cães.

A cada semana eles se divertem com a hashtag #tongueouttuesday.

image /// como usar o twitter para tweets divertidos de e-commerce

Eles também saltam em tópicos de tendências como o Dia dos Namorados.

image /// como usar o twitter para e-commerce com tweets de feriado

Juntando tudo

Esses três tipos de tweets trabalham juntos e formam uma identidade de marca coesa no Twitter.

Seguidores e fãs da conta Dog for Dog no Twitter perceberão a marca como generosa e divertida.

Então, por que a percepção da marca é tão importante? É tudo uma questão de psicologia.

o Efeito halo é um “fenômeno psicológico que faz com que as pessoas sejam tendenciosas em seus julgamentos, transferindo seus sentimentos sobre um atributo de algo para outros atributos não relacionados”.

Por exemplo, alguém percebido como bonito e charmoso também tenderá a ser percebido como inteligente e confiável, mesmo que não haja base lógica para essa suposição.

Eu sei, parece uma coisa ruim. E na vida cotidiana, provavelmente é.

Mas como empresa, você pode aproveitar o Efeito Halo para moldar a percepção de sua marca. Claro, cabe a você viver de acordo com essas expectativas.

Medindo seus resultados de marketing no Twitter

Ok, agora que temos uma estratégia completa do Twitter, é hora de conhecer seu novo melhor amigo – Twitter Analytics.

O Twitter fornece um painel de análise gratuito com toneladas de informações úteis.

Para acessar essas análises, clique na sua pequena foto de perfil no canto superior esquerdo do seu perfil do Twitter para abrir o menu suspenso e selecione análise:

image /// como usar o twitter analytics para lojas de e-commerce

Uma vez dentro, você terá acesso a uma grande quantidade de dados.

O principal indicador de desempenho da sua conta de comércio eletrônico são os cliques em links.

Esta é uma medida de quantas pessoas clicaram em links para um site externo fora do Twitter (presumivelmente sua loja de comércio eletrônico ou blog). Afinal, os clientes não podem comprar no seu site a menos que o visitem!

Você vai querer calcular o custo de aquisição do cliente em relação ao valor da vida útil do cliente (CAC:LTV). Mas com essa estratégia orgânica, você não será necessariamente capaz de investir um dinheiro no seu tempo, a menos, é claro, que você tenha contratado alguém para gerenciar isso para você.

Portanto, você precisará fazer uma determinação básica sobre o valor do seu tempo para o seu negócio e medir isso em relação ao valor de um visitante do site do Twitter.

Para determinar o valor de um visitante do site do Twitter, você precisará trabalhar um pouco no Google Analytics. Aconselho obter um especialista para ajudar a criar um relatório personalizado no Google Analytics que lhe dirá quantos de seus visitantes que vieram do Twitter completaram a meta de fazer uma compra.

Se você é o tipo de pessoa DIY experiente em tecnologia, este artigo do Google vai começar.

Depois de determinar seu CAC:LTV, escolha uma proporção de 3:1. Se você está chegando com menos, seu custo é muito alto. Por outro lado, se você está entrando em uma proporção mais alta, provavelmente não está aproveitando ao máximo a oportunidade.

Resumindo: como usar o Twitter para e-commerce

Então, aí está – um guia do início ao fim sobre como configurar e manter uma conta vencedora no Twitter para o seu site de comércio eletrônico.

Se você seguir essas estratégias e for consistente com seus esforços, poderá ter uma presença incrível no Twitter para o seu site de comércio eletrônico que direciona continuamente o tráfego, produz leads e, finalmente, obtém mais clientes.

Então, o que você acha? Você aprendeu algumas novas ideias sobre como usar o Twitter para e-commerce? Eu adoraria ouvir de você na seção de comentários abaixo!